Mais de mil soldados aprovados em concurso público vão reforçar a cobertura de Segurança Pública em todo o Estado a partir de 2019.

Ao adentrar em um ambiente militar, inegavelmente ocorre um choque de realidade. O dia a dia firmado na base da disciplina e hierarquia, além das demandas profissionais e físicas, conferem ao Curso de Formação Militar a responsabilidade de apresentar um novo mundo aos integrantes recém-chegados na corporação. Advindos do meio civil, muitas vezes esses novos militares chegam receosos com o que encontrarão na nova rotina de aprendizado.

É nesse ritmo de descobertas que alunos dos cursos de formação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estão construindo seu novo perfil profissional para, em breve, prestar serviços à sociedade. O Curso de Formação de Praças (CFP) da Polícia Militar está na reta final. Os futuros soldados já concluíram cerca de 70% das instruções e iniciaram os estágios supervisionados de Policiamento Ostensivo, auxiliando na Operação Natal e Operação Verão tanto na capital, quanto nas cidades do interior alagoano.

Durante a formação, os alunos passam em torno de dez horas diárias no quartel, o que os leva a experimentar intensamente as rotinas e atividades militares. Segundo o aluno-soldado César Gomes, o curso está sendo altamente técnico e com instrutores qualificados, maximizando o aprendizado durante as instruções. “Eu aprendi no CFP valores que vou levar para a vida toda, como disciplina, hierarquia, companheirismo e o espírito de corpo. Aprendi a ver meus colegas de farda como uma família”, ressaltou.

Um dos diferenciais apontados pelos alunos é o fato de que as instruções são voltadas para a realidade que os policiais encontram na rua. “A formação técnica tem sido de grande relevância, já que as instruções são extremamente proveitosas, inclusive trazendo o aluno para a realidade de forma prática. Assim, todos os alunos sairão com a teoria apurada e também com a prática”, destacou Edvaldo Lima, também em formação no CFP.

 

Fonte: https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/novos-policiais-e-bombeiros-vivem-dia-a-dia-de-aprendizado-em-cursos-de-formacao/